Páginas

PSB RIO



Presidente: Secretário Alexandre Cardoso
Endereço: Rua Senador Dantas nº 117 Salas 2018 - Centro
Rio de Janeiro-RJ CEP: 20031-204
E-mail: psbrio@uol.com.br
Tel:
(21) 2215-2722 PSB
(21) 2215-2760 PSB
(21) 2671-0333 Fax Esc.
(21) 9982-7492 Cel.
Site: www.psbrio.org.br

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Alexandre Aguiar Cardoso iniciou sua vida pública em 1989, ao se eleger a deputado estadual. Fiel a ideologia partidária do PSB há mais de 20 anos – após uma breve filiação no Democratas (DEM) – Alexandre Cardoso foi reeleito para mais três legislaturas na Câmara dos Deputados (1999, 2003 e 2007). Disputou as eleições para prefeito do Rio em 2000, na coligação PSB-PCB, frente popular de esquerda, e, em 2004, para a prefeitura de Duque de Caxias. A derrota, contudo, não impediu de conquistar uma cadeira na bancada federal em 2007.
Com uma bagagem de 102 mil votos nas eleições de outubro de 2006, Alexandre Cardoso foi o único representante do PSB-RJ na bancada federal. Dedicado as bandeiras em prol da educação por meio da democratização da internet, tornou-se voz ativa no Congresso defendendo a reforma política e redução de custos da máquina pública, além da valorização das pesquisas no país.
"O Brasil perde 'cabeças' brilhantes das universidade públicas para o exterior em razão da falta de incentivo como as bolsas para pesquisa. Com isso a tão sonhada revolução tecnológica fica cada vez mais distante, mas esse quadro do ponto de vista nacional está mudando", explica, acrescentando que o auge o mandato foi quando relatou projetos de lei importantes na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). É esse núcleo que trata da constitucionalidade das matérias e analisa sempre de forma mais aprofundada os projetos.

TRABALHO EM COMISSÕES O HABILITARAM A CARGOS ESTADUAIS

Entre 1995 e 2003, Alexandre Cardoso licenciou-se da para assumir a secretaria estadual de Saneamento e Recursos Hídricos no governo de Antony Garotinho e Rosinha Garotinho. Mesmo depois de cortes e reformulação nas secretarias, com a posse do governador Sérgio Cabral (PMDB), Alexandre Cardoso permaneceu no time do primeiro escalão, à frente da secretaria estadual de Ciência e Tecnologia. Investido na função, passou a defender de modo veemente mais recursos do orçamento para estimular as pesquisas científicas, difundir a internet, o ensino a distância, além da criação de centros de vocação tecnológica.
"Há necessidade latente de se projetar o futuro graças à prosperidade econômica que o estado viverá em função de investimentos públicos e privados. A Copa do Mundo, as Olimpíadas, o Porto de Itaguaí, a siderúrgica e a construção de usinas são alguns exemplos de empreendimentos que vão exigir mão de obra qualificada", conta.
A visibilidade e a performace na pasta face às modernas ferramentas como a educação à distância e a implantação de infraestrutura de wi-fi na Baixada Fluminense fizeram com que, dentro do partido, o deputado angariasse o reconhecimento da militância do partido. Foi secretário de finanças e, atualmente, é presidente regional do PSB-RJ.
A articulação com acadêmicos, cientistas renomados e autoridades do governo federal e estadual levaram Cardoso a exercer a presidência do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Informação (CTI). Enquanto presidente do colegiado, pressionou o Ministério das Comunicações a liberar recursos contingenciados no Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

PREMIAÇÕES

Honraria máxima da cidade maravilhosa, a medalha Pedro Ernesto é o reconhecimento de personalidades que se dedicam ao bem estar da população, ou contribuiu para o desenvolvimento de uma área específica da sociedade. O dia 26 de maio de 2008 entrou para a história de vida de Alexandre Cardoso ao receber a homenagem na Câmara Municipal. Os professores Marcos Paulo Monteiro, Maria Cristina Lacerda e Leila Gelelete, todos da diretoria da Faetec, acompanharam o secretário na cerimônia de entrega da medalha.
O desempenho na secretaria, fez com que recebesse das mãos do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o diploma Cristo Redentor, oferecida as pessoas consideradas beneméritas pelo Estado. Um ano depois, Alexandre Cardoso recebeu ainda o medalha Tiradentes em razão da gestão de três anos e quatro meses na secretaria estadual de Ciência e Tecnologia.

DA FORMAÇÃO ANTES DA VIDA PÚBLICA

Nascido em Duque de Caxias, no dia 3 de maio de 1952, Alexandre Cardoso formou-se em medicina em 1975 pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, e em Direito pela SUAM, em 1986. Casado e pai de três filhos, especializou-se em Medicina do Trabalho pela Faculdade Gama Filho e em Administração Hospitalar, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Como médico ocupou os quadros executivos do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (SINMED-RJ), em 1978, e presidente da Associação Médica de Duque de Caxias entre 1984 e 1988. Também foi membro da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), em 1991.

                         http://www.alexandrecardoso.com.br